terça-feira, 30 de março de 2010

comboio para cá, comboio para cá

xassbit comunica:

a tarde do dia que finda dentro de poucas horas foi extremamente produtiva para o laboratorium! arrumei uma pequena versão do equipamento no trólei e na mochila e parti para a estação de vila nova de gaia - devesas. aí, com uma boa ajuda por parte do chefe da estação e da sua equipa, passei a tarde a recolher sons que os comboios que passavam produziam, intervalando com produções dos próximos trabalhos deste meu estúdio andante, ainda no segredo dos deuses.

atentem!,

xassbit

segunda-feira, 29 de março de 2010

'serralves', 'mostra' 'as lágrimas' 'à cultura'

xassbit comunica:

ontem de manhã aceitei o convite da isabel e da maria josé e fui a serralves (domingo de manhã-> borla). e gostei, vou tentar aproveitar os outros domingos e ir fazendo uma foto reportagem dos espaços da fundação, como esta:































































também ontem, mas à tarde, voltei a dar uma mãozinha na mostra da u.porto (passo a expressão). estive pela banca de física mais uma vez, enquanto me divertia com carrinhos, ímans e azoto líquido.

fica aqui uma imagem que retrata o efeito do azoto quando despejado pelo chão:














as as lágrimas de saladino acabaram, pelo menos para a banda da sociedade carlista. montei o seguinte vídeo com imagens do 'atrás do palco', vejam lá se gostam:


para terminar, é um pouco criminoso não ter ainda chamado à atenção para o programa 'lugar à cultura' da isabel damião!... é um formato de entrevista com muito interesse, para ver na regiões tv, e no youtube. fica aqui também um excerto do programa:



e assim me despeço com amizade,

xassbit

sábado, 27 de março de 2010

coisas que se fazem

xassbit comunica:

ora bem, estes dias têm sido propícios a boas pesquisas sobre o comportamento da sociedade. vejamos:

dia 26 de março: sexta feira
excursão de (quatro) alunos de ciências a belas-artes, pela hora do almoço

(da esquerda para a direita:) daniel, diogo, tiago e eu, quatro exploradores do curso de física decidiram imiscuir-se nas profundezas do universo universitário com uma visita a belas-artes, com o motivo de uma apreciação gastronómica. partimos passados 36min do meio-dia (depois de termos perdido o autocarro das 12h20) cada um apetrechado com €2,15 e passe (excepto o daniel, que pagou viagem única). a chegada à bela-faculdade (saindo na paragem de s. lázaro do 207) revelou-se apenas no primeiro dos estágios da nossa demanda pelo belo-almoço: tal como confirmámos junto do segurança, a cantina fica noutra rua. depois de instalados nas confortáveis cadeiras de plástico disponibilizadas pelo serviço de acção social, desfrutámos de um almoço não muito farto mas essencialmente nutritivo. este episódio acabou com uma visita pelos belos-jardins da faculdade.

27 de março: hoje
banquinha de física na mostra da universidade do porto











das 17h30 às 21h20 estive a experimentar explicar (depois de eles me terem sido explicados a mim pelos professores/investigadores) alguns fenómenos físicos básicos, nas áreas da mecânica, electromagnetismo e física dos materiais, a jovens mentes que passavam no corredor do palácio de cristal, onde se localiza a banca do departamento e do ifimup (instituito dos materiais) e in (instituto das nanotecnologias), e às não tão jovens mentes dos respectivos pais. correu bem. volto lá amanhã.

até já minhas pantufas,

xassbit

segunda-feira, 22 de março de 2010

a luta das couves


xassbit comunica:

os textos da luta foram vomitados no piano bar do clube literário do porto. a reunião correu com sucesso, estando já marcada a próxima para da data a três meses.
fica aqui a lista dos oradores:
  • secção 'só visto' do destak
  • george carlin
  • mário crespo
  • herberto hélder
  • júlio henriques
  • júlio césar
  • edson athaide
  • fernando alvim
  • elis regina
  • bruno nogueira
  • josé miguel gervásio
além disso contámos com a presença do pianista josé rito, que nos irá brindar também no próximo encontro com a sua companhia ao piano.

adeus minhas chamuças (já disse que gosto de tratar os revolucionários como se fossem salgadinhos?),

xassbit

sexta-feira, 19 de março de 2010

fotos do antes, durante e depois - em guimarães

xassbit comunica:

pode-se dizer que fomos bem tratados... muuuito bem tratados. até o céu estava a favor


as actividades do centro cultural em março



as refeições no centro cultural





a vista sobre a cidade



o quarto do hotel



antes de entrar em palco


antes de começar


o centro cultural


o palácio vila flor


o colega percussionista joão barreiros registou as seguintes imagens:










no próximo conto como correu a performance de quarta (uma coisa de cada vez!...). amanhã ainda há lágrimas, em torres novas (ver myspace).

até xass,

bit

segunda-feira, 15 de março de 2010

por detrás do palco

xassbit comunica:

é mais ou menos isto que se passa (ou passou) em montemor-o-novo (cine-teatro curvo semedo), quando os percussionistas e músicos das lágrimas de saladino estão à espera para regressar a palco:






'e as fotos em guimarães?' calma! já me fui embora? têm que aprender a controlar a vossa ansiedade!...

já cá volto,

xassbit

domingo, 7 de março de 2010

fotorelatório no ccb

xassbit comunica - algumas das fotos tiradas no ccb:

painel com artigos sobre o espectáculo



coxia no grande auditório



não escorregar! à entrada do grande auditório



antes do palco



antes do antes do palco


muito antes do palco ainda (piso -2)



janta



descanso antes de voltar ao palco



lanchito antes de voltar ao palco



camarins

e foi isto, mais ou menos (mas mais para o mais).

esperem pelas próximas,

xassbit

sexta-feira, 5 de março de 2010

lágrimas de saladino

xassbit comunica:

acabei de chegar de lisboa, da estreia d'as lágrimas de saladino. embora tenhamos entrado para o ccb pelas 16h e saído pelas 24h, não levei máquina fotográfica, pelo que não posso postar nenhuma foto da interessante acção no backstage e camarins do ccb. mas podem sempre ver o também interessante filme dos ensaios em montemor:



já agora, não perco oportunidade de ser o primeiro a dar notícia: correu muito bem!

até amanhã (que penso ainda haver bilhetes para venda),

xasssbit

segunda-feira, 1 de março de 2010

o que se vai passar brevemente


xassbit comunica:

um dos mais recentes espectáculos do rui horta, 'as lágrimas de saladino', irá contar com a participação da banda da "carlista", a qual integro (como sabem, não é?). dias 5 e 6 em lisboa (ccb), dia 11 em montemor-o-novo (curvo semedo), dia 13 em guimarães (cc vila flor) e dia 20 em torres novas (teatro virgínia) (tudo neste mês) (consultem o myspace para mais informações) (eu sei que a informação do myspace está muito desactualizada, na verdade só tenho usado aquilo para anunciar concertos) (obrigado).
aconselho a todos os simpatizantes pela revolução, e aos outros, que a coisa até está gira. a música é de joão lucas.

já arrancou o ciclo de performances do projecto couves frescas no clube literário do porto! nos três primeiros meses (estes mesmos, de fevereiro a abril) as noites das terceiras quartas feiras serão laboratórios de leitura, dado que as performances seguem uma filosofia experimental irei aproveitar este espaço para experimentar ao máximo, aceitando ideias, sugentões, insultos, piropos e participações totalmente imprevistas! (também se aceitam cheques...).

em fevereiro a performance foi 'a uma voz', uma extensão do
projecto 'a vida dos outros', apresentado pela primeira vez na fonte de letras. foi obviamente salva pelos excelentes músicos, joão (guitarra) e prof. paulo jorge (saxofone), assim como o poema declamado pelo josé pedro.

em março vamos conspirar um pouquinho contra... vamos conspirar um pouquinho, vá, não é cá preciso alvos. couves frescas e as intervenções, vejam o cartaz.

em abril, será couves frescas backstage, o cartaz será postado em breve, nos dois blogues (e nos outros mais).

para terminar o ciclo, nos três meses seguintes serão repetidas as performances mas agora a sério (isto é, juntando aquilo que pude aprender com os laboratórios e mais algumas coisas!...)

então até logo,
xassbit

o que se tem passado ultimamente


xassbit comunica:

ultimamente têm acontecido coisas, nomeadamente em diferentes campos. vamos ser mais específicos? vamos a isso.

participei também, nos dias 24 e 25 no workshop de efeitos especiais, com colin artur da dream factory, inserido no fantasporto 2010.

veio à faculdade de ciências da universidade do porto o profesor bernard schutz, do instituto max plank. assisti (dias 25 e 26) a duas das palestras sobre física das ondas gravitacionais.

estas duas foram geniais, tal como se
poderia prever sendo colin e bernard dos melhores especialistas mundiais nas suas
áreas.

entretanto este fim de semana também segui alguns eventos do clube literário, principalmente o workshop de teatro promovido pela world theatre, a leitura de poemas das xata e o concerto pelo ensemble carl orff (na foto, tirada por josé carlos).

e pronto, é isto.

ah, esteve fresquinho, e vento.

bom fevereiro,

xassbit