allo malta, allo gente!
chegou ao fim o trabalho de experimentação no clube literário do porto! foram dez intervenções culturais, dez terceiras quartas divididas em dois ciclos (de fevereiro a dezembro, sem agosto) e eis que chegam ao fim! fica aqui um resumo de todas (atenção aos links!):
- primeiro ciclo - o ciclo das leituras
a experiência que tinha sido feita numa remota tarde de setembro (de 2009) na livraria fonte de letras em montemor-o-novo foi utilizada como primeiro ataque a terras nortenhas, com textos que indiscretamente se metiam em vidas alheias, com o paulo alexandre jorge no sax e o joão gusmão na guitarra. foram momentos... surreais - ora vejam. no i'm not on facebook!
couves frescas e as intervenções (março e junho)
foi a primeira experimentação, criado de raiz para as terceiras quartas. um ambiente de secretismo, toda a plateia eram camaradas e tudo se calava quando se ouvia a polícia a passar na rua. textos incendiários e uma sala vermelha, jornais a voar e um piano marcial... com o josé veloso rito na primeira e eu na segunda atrás das teclas. foram momentos... revolucionários! há uma série de vídeos desta intervenção no youtube!
couves frescas backstage (abril e julho)
foi a intervenção com um carácter mais performativo da série couves frescas. um roadie que lê textos associados a prisão, libertação e loucura; que é preso ele mesmo por um espaço físico como um palco ou por objectos, como uma montanha de cabos... uma espécie de abordagem ao teatro experimental. foram momentos... negros! tão negros que não há registo disso. bem, não é bem assim, ficou o cd com a banda sonora criada pelo joão sousa, mais umas faixas usadas nas outras couves, quem o quiser pode encomendá-lo! nesta intervenção tocou o simão!
- segundo ciclo - o ciclo das músicas
uma aposta ganha! foi uma hora de conversa entre mim e a marta fonseca, uma experiência de música e desenhos! essas conversas foram registadas, e estão a circular os desenhos e o cd baseado no que se ouviu na noite de cavaqueira!
i love you maria! (outubro)
quis arriscar um concerto sozinho, com um carácter meio performativo. juntei alcatruzes, cabaças, flautas e uma colectânea de sons de ovelhas, cães, gatos e passarada, recolhidos em pleno alentejo - em montemor - e parti para o piano-bar do clp. ora vejam (um pouco d) o resultado!
vsl (novembro)
decidi voltar a trabalhar com ajuda (muahaha!). o daniel passos e eu criamos esta intervenção que conta um pouco de cosmologia em som (com uma pequena base vídeo de apoio). os ruidos e os objectos a que podemos deitar as mãos foram esculpidos e deles sairam luz, constante cosmológica, inflacção, buracos negros, big bang, radiação cósmica de fundo e até nada!
contos abscuros (dezembro)
para a última... coisa, reuniram-se numa grande festa, o paulo alexandre jorge (pela terceira vez numa das intervenções), o luís beirão, a ana afonso e eu. a ana e o luís leram contos absurdos e obscuros, eu e o paulo, no formato belladamião, criámos ambiências sonoras que suportaram os textos ouvidos pelo público, que não podiam fazer mais senão ouvir! ora espreitem as fotos!
agradeço a todos os que referi acima que participaram na construção das intervenções! além deles, agradeço a todos os que ajudaram!
ana catarina silva (cartazes e montagem da sala)
ana almeida santos (fotografia)
fernanda matias (criação, transporte de materiais desde montemor)
isabel damião (clp - programação, ideias para montagem do ambiente)
isabel rocha (clp, ideias para montagem do ambiente)
maria josé veiga (clp, reportagem vídeo, ideias para montagem do ambiente)
obrigado a todo o público que opinou e assistiu activamente às intervenções!
bom natal e até para o ano!,
xassbit